24 de nov. de 2013

#J6MONTHS completa um mês: O FOCO NÃO PODE PARAR...


No sábado passado (16/11), como já citado, completou um mês do meu projeto pessoal físico chamado #J6months...

O intuito deste projeto é alcançar o auge da minha forma física buscando melhorar a qualidade de vida em benefício do meu corpo. E com este foco, estou também cuidando da minha preparação física para algumas viagens internacionais (surftrips) que irei fazer no ano de 2014. Unindo metas pessoais com profissionais!

Na verdade, o projeto iniciou-se no dia 25 de Setembro. Mas somente na alimentação. Mudei alguns hábitos alimentares e reeduquei meu organismo antes de começar com intensos exercícios físicos de: musculação, treinamento funcional, alongamento, e power yoga (que começaram no dia 16/10). De todos estes, somente o funcional é experiência nova em minha vida.

Comecei a frequentar academias por uma questão obrigatória após um acidente surfando no Hawaii que deslocou meu ombro esquerdo. Eu odiava me exercitar em ambientes fechados, confesso que ainda prefiro malhar ao ar livre. Porém, existem exercícios que não são possíveis de praticar fora das academias. Demorei, mas me acostumei. E hoje, digo que faz parte da minha rotina praticar a musculação. Sinto que falta algo se eu deixar de malhar por alguns dias... O meu ombro, lombar, pescoço ficam bem melhores (partes do meu corpo que o esporte, digamos, debilitou um pouco devido às manobras radicais nas ondas). Mas o lema do Jota é: NO PAIN NO GAIN...


Eu pratiquei musculação (nunca com carga tão intensa como vou trabalhar neste projeto. Sempre optei por uma carga média porque acreditava que iria me atrapalhar nas ondas, mas TREMENDO ENGANO descoberto recentemente) durante cinco anos seguidos em prol do meu ombro. Parei quase cinco (fiquei só no alongamento e muita onda), e retornei agora para este projeto pessoal. Este tempo sem me exercitar com pesos foi extremamente importante para enxergar os benefícios que posso alcançar com a musculação para a minha saúde, e para o meu esporte!

Percebo nitidamente que quando estou treinando com pesos que, a minha confiança em puxar o limite nas ondas aumenta! E por favor, antes de você que não entende nada de musculação falar que atrapalha o surf, informe-se primeiro. Claro que, se não alongar, você vai ficar mais duro sim. Porém, alternando com alongamentos (absurdamente necessário), e treinos funcionais, só aumentam as chances de melhorar a nossa performance.


A minha genética também ajuda. Sou alongado de família. A minha mãe com 62 anos é um exemplo de ser humano alongado. Te amo muito mãe por me beneficiar com sua ótima genética e por ser essa pessoa linda que é. A musculação não atrapalha em nada nas ondas se você se alongar. Digo isso por experiência própria! Eu me sinto melhor surfando nos dias de hoje, do que quando era mais novo... Tenho certeza que estou bem mais técnico, e sempre na busca pela evolução com uma ideia mais abrangente sobre o Bodyboarding.


Voltando ao #J6months, vou resumir as semanas:

- 1° semana (acostumando os músculos com as dores devido ao tempo parado no levantamento de pesos)

Comecei com uma série mais light, com apenas 40% da carga que estou acostumado para não sentir dores. As dores musculares são uma consequência lógica de uma sessão de treino mais intensiva do que o habitual, ou o recomeço após um período parado. Até recentemente, acreditavam-se que as dores musculares eram resultados dos resíduos de ácido láctico presente nos músculos após esforço intensivo. A famosa história do ácido láctico...

Na realidade, tendo em conta o fluxo sanguíneo e a vaso dilatação que se verificam durante o esforço, não há mais ácido láctico na parte trabalhada do que no resto do corpo. Se as dores se devessem ao ácido láctico, deveríamos sentir dores no corpo todo. E isso não acontece! O ácido láctico é eliminado nos minutos a seguir ao esforço físico. Na realidade, as fibras musculares sofrem micro-rupturas. Num movimento excêntrico, o músculo fornece um esforço enquanto os seus pontos de inserção se afastam. E são estas rupturas e a sua consolidação que provocam dores. E com este processo o músculo tende a crescer! Acredito que são as dores do bem rsrs! Afinal, NO PAIN NO GAIN!


- 2° semana (comecei com a dieta OFFSEASON e aumentei mais 20% da carga resultando em 60% do que estou acostumado a levantar na musculação).

OFFSEASON é uma dieta rica em proteína e carboidratos, melhor dizendo: Quando podemos abusar dos alimentos mais calóricos sem medo de ser feliz. E com intensos treinos (aumentando a carga e repetições), mais conhecida como bulking. Para entender melhor veja link abaixo:

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=442274275878922&set=a.376795499093467.1073741826.376610152445335&type=1&theater


Sobre a carga, ainda estava sentindo algumas dores musculares devido ao recomeço. Mas mesmo assim aumentei a carga e me senti bem. Com séries de 08 repetições em todos os exercícios.

Em união com a Off season o ideal é trabalhar com repetições. Os músculos necessitam de estresse metabólico para aumentarem seu tamanho. Isso significa treiná-los até o ponto de exaustão, fazendo seus tecidos sofrerem danos internos.

O aumento do tamanho do músculo, ou hipertrofia, ocorre na fase de repouso. Não durante o treino, e sim muitas horas depois, principalmente durante o sono. Por isso é necessário descanso e alimentação adequada para a recuperação muscular. Nesse treinamento, exigem-se mais repetições em cada série, com objetivo de alcançar o ponto de falha muscular, ou seja, o momento em que a pessoa não consegue realizar mais um movimento sequer. E POR FAVOR, sem a ajuda externa. Claro que é bacana malhar com um amigo, ou personal. Mas eu prefiro sozinho e com uma carga onde eu consiga terminar a série mesmo que, no sufoco, se é que vocês me entendem.

Um treino padrão de musculação para hipertrofia seria em torno de 3-4 séries de 8-12 repetições. É importante adequar à carga, visando atingir a falha muscular nas últimas repetições. O descanso ideal seria de no mínimo 45 segundos e no máximo 1 minuto e 30 segundos.


- 3° semana (começo das aulas de spinning)

Eu já pratico essa modalidade aeróbica desde 2005. Alguns meses muito na disciplina, em outros meses sem freqüentar nenhuma aula, mas acredito ser uma dos melhores aeróbicos indoor.

Todos nós sabemos que o trabalho aeróbico é muito importante para o corpo, principalmente para atletas de alto rendimento. Eu que surfo sempre que tem boas ondas, acho essencial para o meu condicionamento físico.

O problema é que as pessoas têm medo ou receio de: “se eu fizer spinning eu perco massa muscular”. Isso é lenda, uma tremenda balela. Nós só perdemos massa muscular se treinarmos em excesso e não descansar. E claro, se não nos alimentarmos corretamente.

Eu que não gosto muito de correr em academias, acredito que o spinning é o nosso maior “amigo” para queima de gordura indoor. Sem contar que é ótimo para o aumento da nossa capacidade aeróbia e para “fortalecer o coração”. Entenderam porque eu às vezes extrapolo o limite do tempo surfando. Este ano bati meu recorde e fiquei 9 horas sem sair d’água. Não aconselho ninguém fazer isso! Eu estou preparado e mesmo assim sinto os efeitos colaterais. Sempre baixa a minha imunidade quando cometo estes excessos surfando. Voltando ao Spinning... Existem muitos benefícios e citarei alguns:

- Grande perda de calorias (dependendo da aula, de 600 a 1000 calorias).

- Melhora o condicionamento físico ABSURDAMENTE.

- Fortalece membros inferiores (ideal para os bodyboarders).

- Fortalece abdômen.

- Combate o sedentarismo, além de doenças relacionadas ao coração (Obesidade, sedentarismo e pressão alta são alguns dos males que acompanham os problemas do coração e que podem ser combatidos ou contornados com a prática de atividades aeróbicas, como o Spinning).

PS: (Uma dica boa é: se possível compre um frequencímetro para monitorar nosso músculo mais importante, o CORAÇÃO).


- 4° semana (começo do treinamento funcional, mais dedicação aos alongamentos, e aniversário do projeto #J6months).

De todas as modalidades citadas, o treinamento funcional é a única que é nova em meus treinos. Comecei este ano, mas ainda não me dedico totalmente. Ainda estou aprendendo a entender o funcional. Porém, afirmo: É MUITO BOM para quem faz esportes de alta performance como pegar ondas.

Sinto que estou conseguindo ir mais além: tenho executados uns invertidos no lip e em algumas vezes caio lá de cima. Antes machucava bastante a coluna com essa manobra, e eram dores homéricas na parta do lombar quando chegava a minha casa.

Após estes treinos, quando erro os invertidos, tomo um “caldão”, mas volto pro outside como nada tivesse acontecido e não sinto as malditas dores no lombar quando chego em casa. Eu também percebi que tenho errado menos! Não é porque esta na moda não, mesmo porque eu u odeio modismo. Mas o treinamento funcional é tão bom quanto à musculação. Acredito que é o melhor aliado do levantamento de pesos. Eu penso que é a combinação perfeita na preparação física.

Em conversas com amigos profissionais de educação física, alguns afirmam que é o futuro do treinamento de força. Dizem ser o substituto natural da musculação. Outros já dizem que não possui as mesmas características nem possibilidades. Afirmando que não substituiu de forma alguma os pesos na musculação.

Eu realmente acho que me fez bem, mas não é a mesma coisa que malhar com pesos. Penso que um completa o outro. Porque a possibilidade de combinar diferentes habilidades, como o treino aeróbico com o de equilíbrio (acontece muito no funcional), cria uma infinidade de variações e acaba com aquela monotonia que às vezes sentimos com as repetições da musculação. O ideal é alternar os dois em dias diferentes, tornando inclusive o corpo mais "inteligente".

Estou começando nessa modalidade. Em breve vou poder escrever melhor sobre o funcional, e postar alguns vídeos dos meus treinos.

Espero que tenham gostado desse pequeno resumo. Em breve vou postar mais informações... Também aceito sugestões para o #J6MONTHS. Espero poder inspirar você ai que esta parado, sentado atrás do computador o dia inteiro... NO PAIN NO GAIN!


Aproveito para agradecer a academia UPPER clube que está me ajudando com este projeto e cedendo seu espaço para esta realização. Eu afirmo: Já malhei em várias ótimas academias na zona sul do Rio de Janeiro, mas igual a UPPER nunca vi tamanho profissionalismo dos professores. Sem falar na tecnologia dos aparelhos! Me sinto em uma academia internacional... Muito obrigado a TODOS desse clube sensacional e com ambiente totalmente familiar.Parece que estou em casa... A melhor academia da zona sul em minha opinião!

Boraaaaaaa treinar leitores do blog do Urdan, ALOHA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário