18 de jan. de 2013

Surfbus de volta a orla carioca...



RIO — Capacidade para 37 passageiros e nada menos do que 60 pranchas, de diferentes modelos, tanto de surfe quanto de bodyboard; TV de LCD de 32 polegadas e até um frigobar são algumas das características do modelo verão 2013 do veículo que faz sucesso entre quem está atrás das melhores ondas no Rio: o Surfbus. O ônibus zero quilômetro começou a circular este mês com um novo layout externo, com desenhos que reproduzem a Cidade Maravilhosa, feitos pelo artista gráfico Thiago Molon. Criador do projeto em 2002, o empresário Antônio Carlos Guanabara ainda sonha com um itinerário extra, englobando a Zona Norte da cidade, para o ano que vem. Atualmente, o coletivo sai do Largo do Machado e percorre as orlas da Zona Sul, Barra e Recreio, até o Mirante da Prainha... 

— Temos uma grande demanda de moradores da Zona Norte, que têm dificuldade para chegar com suas pranchas. É algo que estamos estudando — adianta o empresário.

Quem está acostumado a circular pela orla atrás das ondas pode ter reparado que o Surfbus andava sumido. Segundo Guanabara, o veículo antigo — que tinha capacidade para 48 pranchas e 30 passageiros — teve que ser aposentado. A escala de horários continua sendo a mesma: a saída do Largo do Machado acontece de terça a domingo, sempre às 7h, 10h, 13h e 16h. O retorno, da Prainha, ocorre às 8h30m, 11h30m, 14h30m e 17h30m. Para quem ainda não conhece, o ônibus faz diversas paradas no caminho para deixar e pegar os passageiros. Por celular, é possível marcar com um atendente trilíngue o local preciso de embarque.

— Nós damos dicas dos locais onde estão as melhores ondas, mas cada um pega o ônibus e salta onde achar melhor. E, hoje, nosso público é bastante diferenciado: temos 50% de praticantes de esportes no mar; 30% de turistas e 20% de moradores do Rio que simplesmente querem curtir uma praia longe de casa — conta Guanabara.

Assim como já vinha acontecendo nos últimos tempos, a segunda-feira continuará reservada para excursões de alunos de escolas públicas e particulares na orla do Rio. Desde 2007, cerca de 5 mil estudantes já participaram do projeto. São realizadas quatro escalas no trajeto: Quebra-Mar, mostrando o Canal de Marapendi; dois pontos na Reserva e a última parada no Mirante da Prainha, com tempo de sobra para fotos.

— A grande maioria desses jovens sequer conhece a Prainha. No passeio, focamos nas questões ecológicas, mostramos problemas, como despejo irregular de esgoto. A ideia é que seja algo que esses estudantes levem para a vida toda — complementa o empresário, acrescentando: — Outro sonho para o futuro é termos um novo ônibus, somente para este projeto. Com isso, poderíamos atender a 14 mil estudantes por ano, com passeios de segunda a sexta.

Para o público em geral, a passagem de ida e volta no Surfbus custa R$ 10. Guanabara está buscando mais patrocinadores para tentar tornar o projeto gratuito, com apenas a criação de um cadastro de usuários, que poderiam utilizar os veículos com uma carterinha. Mais informações sobre horários e contatos podem ser conseguidas no site <www.surfbus.com.br> ou nos telefones 9799-5039 e 3546-1860.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/topico-verao-2013/surfbus-volta-circular-pela-orla-carioca-de-cara-nova-7317220#ixzz2ILNfrtdZ
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário