22 de jan. de 2014

Biggest Wednesday se repete no Hawai: Há dezesseis anos atrás não se via um swell tão grande nas ilhas


Hoje é Quarta-feira! Sim e daí?... Essa é a pergunta que muitos perguntarão ao ler esse post.


Pois bem, para quem AINDA não sabe, no Hawaii, neste exato momento em que começo a escrever este post, são 07:20am no horário local havaiano. E está começando um dia INTENSO de ondas gigantes! Serão 50 pés de massa d'água bombando no arquipélago... Verdadeiras massarocas aquáticas!

E isso chamou muito a minha atenção devido a um fato muito curioso. Estas condições não eram vistas desde o ano de 1998. Há 16 anos atrás, e também em uma Quarta-feira... E eu, Jeff Urdan, estava lá assistindo tudo isso de camarote (vide post mais abaixo). Era a minha quarta temporada havaiana, e foi sensacional. Eu pude ver as maiores ondas da minha vida quebrando... Tive o enorme prazer de vivenciar o tão famoso canal da baia de Waimea fechar (situação temida por muitos profissionais). Fechou TUDO de um lado ao outro (raridade de acontecer)...
Foi um dos maiores espetáculos da natureza que já pude presenciar... Foi lindo demais!

Porém, o melhor programa deste dia ÉPICO, foi subir a montanha de Pupukea (pela Pupukea road), no North shore, e assistir o espetáculo de um seleto grupo de big riders enfrentarem essas massas d'água. O destino, ou melhor, o "point-view", foi o cemitério. Agora me perguntem: Como assim ficar em um cemitério assistindo pessoas surfarem ondas enormes?...

Veja bem: O Hawaii é muito conhecido pelas suas grandes ondas. Mas, existe na cultura local (a cultura polinésia), muitas tradições e rituais. E neste paraíso, existe um cemitério conhecido como Pu'u O Mahuka Heiau. Mais precisamente na montanha de Pupukea, subindo a Pupkea road!

O lugar é somente para visitas, não funciona mais para enterrar ninguém. Até hoje o lugar é sagrado para o povo nativo e muito respeitado. Por isso, em 65 foi transformado em Monumento Histórico pelo governo dos EUA. O templo foi construído com pedras vulcânicas em cima do morro do Waimea Valley, em Pupukea, e possui uma vista alucinante para o vale e toda a área de Waimea, além do outro lado do North Shore, até a ponta de Keiki, um pouco antes de Log Cabins e Off The Wall.

Pela tradição, existe um ritual em que os visitantes devem enrolar uma pedra vulcânica em uma folha nativa, colocar entre as pedras que cercam o cemitério e fazer um pedido. Porém, nenhuma pedra vulcânica pode ser retirada ou removida do local, e quem o fizer pode sofrer conseqüências que vão desde azar até doenças desconhecidas, que somente desaparecem quando a pessoa devolve a pedra ao lugar, segundo os antigos havaianos. E foi lá onde pude ver os "loucos" surfarem ondas bizarras!

Era pelo menos uns seis jet-skys com nomes como Shane Horan, Clark Jones, Rush Randle, Pete Cabrinha, Mark Angulo, surfarem rebocados pelo jet sky, a única maneira de dropar as morras). Mas o grande destaque ficou por conta de Ken Bradshaw que surfou a maior do dia e levou o prêmio de maior onda surfada em 1998 (como voces podem ver no link abaixo):

http://www.youtube.com/watch?v=-xXbkte0TWY



Nenhum comentário:

Postar um comentário