20 de jun. de 2012

O QUE FALTA PARA TERMOS PRANCHAS BRASILEIRAS DE QUALIDADE?...


(Faria parte do seu quiver dos sonhos algumas "belezuras" destas acima?)

Assim como dizem as estatísticas, o nosso país está com a economia em "crescimento" certo? Com isso nossas empresas estão ganhando mais dinheiro e podendo investir cada vez mais em material de qualidade, mão de obra, e etc...
Exatamente como vem acontecendo em algumas áreas, menos no nosso esporte. Eu sei que posso estar sendo um pouco “Forest Gump pessimista”, porém citando a nossa verdade: Por favor, O QUE FALTA PARA TERMOS PRANCHAS BRASILEIRAS DE QUALIDADE?...

Desculpem-me, mas perto destes mísseis na foto acima, as pranchas no Brasil em minha opinião se comparadas com as gringas, digamos que seja algo em torno ente a Ferrari e o Fiat Uno (aqueles de uma porta da década passada).

Quem me acompanha sabe que não sou de dar muita moral para gringo (salvam-se exceções), mas a verdade seja dita: Estamos anos luz “atrás” de termos pranchas como estas da foto, chega meus olhos brilham observando estes mísseis...

Atenção “marcas brasileiras”: vamos investir em material de qualidade, e trazer shapers profissionais da China, Indonésia, ou de algum outro lugar onde saibam fazer pranchas de verdade e com bons materiais, que saibam laminar decentemente, que entendam que o mercado do esporte precisa de boas pranchas para evoluir. Do jeito que está não alcançaremos NUNCA o posto de melhores do mundo novamente.

Já é complicado evoluir no quesito “falta de ondas boas” devido à posição geográfica do Brasil, e ainda surfando com “pranchas extremamente inferiores” as dos gringos, ai fica difícil.

É percebendo essa carência que realmente consigo perceber que brasileiro faz milagre!!
Sem ondas, sem boas pranchas, e mesmo assim ainda conseguimos incomodar bastante, imagina se tivéssemos como competir de igual para igual com os caras, seria um massacre neles!! Bom, será que um dia eu vou ver os brasileiros surfando com pranchas “tupiniquins” do nível das que estão atualmente no grupo das que são consideradas “boards de primeira linha”?... Espero e torço muito por isso!

Acredito que o Marcos Cal Kung é um excelente shaper (o melhor do Brasil), mas em termos de material, não que seja ruim, mas vamos ser sinceros, não é o mesmo de uma Nmd, Science, VS e por aí vai... Falta investimento financeiro, porque se ele tivesse condições tenho certeza que seria a melhor prancha fabricada na América latina. Já o outro fabricante, o de São Paulo, que é o maior do país e tem mais capital para investir em material, precisa evoluir em "o que é bodyboarding atual", eu o conheço pouco, mas posso afirmar que suas idéias sobre o esporte, digamos que estejam assim um tanto quanto ultrapassadas. E existem também outras poucas pequenas empresas que ainda buscam lugar ao sol, mas...

Enfim, como eu gostaria de poder dizer: “A minha prancha é brasileira e é tão boa quanto à do Ben Player”, que a meu ver é o top mundial que tem um dos melhores quivers do world tour. Inclusive o legend carioca Fabio Aquino comentou comigo estes dias em Itacoatiara: “Jeff eu descobri a luz” - Aquino está surfando com um modelo do BP...

Mas acredito que dias melhores virão, e quem sabe quando este dia chegar, eu não tenha orgulho de poder fazer parte de alguma equipe de pranchas fabricada no Brasil, porque sinceramente do jeito que está eu não faço a menor questão. Sou uma pessoa muito exigente com pranchas, e infelizmente nenhuma fabricada no país me agrada!

8 comentários:

  1. Puts Urdan, Fazer BBing no Brasil a muito não é mais viável, pois trazer esse a materiaprima PE / PP reticulados de alta densidade para o Brasil e MUITOOO Caro, e como nosso esporte é meio falido... =(

    ...bem, na minha opinião, fazer BBing no Brasil e dar um tiro no pé. Afinal as prancham duram até 2 anos na mão da maior parte da galera BBing, né?! Ecomo todo negócio procura gera oferta, se não tem procura, não tem pq ofertar.


    Resumindo: Realmente é mais barato comprar os blocos e fabricar pranchas por aqui, mas será que o investimento vai valer a pena?

    Lembrando que para trazer os blocos é preciso negociar Contêiner fechado (alguns milhares de blocos).

    Edita se quiser brother, Aloha!

    ResponderExcluir
  2. B2BR hoje é a melhor prancha Brasileira, porém não é fabricada no Brasil. Pena q se limita a dois shapes. Um classico que por sinal é animal e outro estilo bolacha que na minha opnião não se deve usar aquilo pois não proporciona um bom estilo e não anda como um shape (fino) das VS e NMD. É uma o prancha maroleira é só ver o Eder Luciano nas marolas e nas bigs, é praticamente outro profissional.

    ResponderExcluir
  3. LO QUE TIENEN QUE HACER EN MI OPINION ES CREAR EL CORE EN LAS INDUSTRUAS DE BRAZIL DIRECTAMENTE , ES DECIR HACER EL CORE COMO HACE LA EMPRESA REFRESH DE PORTUGLA ELLOS HACEN EL CORE ELLOS MISMOS Y DE ESTA FORMA NO TIENES QUE IMPORTAR EL CORE DESDE OTROS PAISES Y PAGAR FRETE Y INPUESTOS MM DE ESTA MANERA AUMENTA LA INDEPENDECIA BRACILERA Y AUMENTA EL TRABAJO EN EL PAIS
    NO ALVIDEN QUE BRAZIL ES UNO DE LOS 3 MERCADOS MAS IMPORTANTES DEL MUNDO EN CUANTO A BODYBOARD Y ESO NOES PARA DESCUIDAR NI PARA REGALARCELO A LAS OTRAS MARCAS "GRINGAS "
    SALUDOS

    ResponderExcluir
  4. Não tem como comparar a nossa realidade com a realidade dos gringos, de nenhuma forma. O Brasil ainda é um país de 3º mundo e com uma das taxas tributárias mais altas do mundo, mesmo estando em crescimento acelerado. Pra ter essas pranchinhas que vocês veem lá fora, tem que ocorrer toda uma reestruturação no país e não só nos investidores ou no esporte. Experimenta se colocar na posição dos investidores, com certeza eles estão mais interessados no lucro em si, que é a principal razão de qualquer investimento. O que resta a nós é utilizar dos meios que a gente tem, por enquanto o jeito é importar, mas quem sabe daqui a uns dez anos né...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é questão de comparar ou não! O ponto é que as marcas no Brasil NÃO INVESTEM EM MATERIAL DE QUALIDADE Matheus, não precisa trazer pranchas de fora e sim fabricá-las no país, mas os empresários preferem fazer pranchas para leigos, do que investir em material melhor para a fabricação de boas boards... E por estes empresários, o esporte ainda era chamado de "morey boogie"!! Eu me coloco na posição dos investidores e NÃO ACHO QUE ELE ESTEJAM CERTO, eu sempre fui a favor da qualidade e não da quantidade. Vide a Prone, só investe em imagem de qualidade e não liga nada para ter milhoes de acessos, prefere a qualidade, e ao meu ver é a melhor em questão de imagens no Brasil !! Porque uma empresa de pranchas não prefira investir em qualidade, e não em quantidade?...Tenho certeza que irá se destacar das demais, simples assim!! Entenda o post, acho que você interpretou errado este texto!! Boas ondas !!

      Excluir
  5. Jeff Urdan e toda galera! Fico muito excitado com esse tema. Ele é motivo de muita polêmica e discussão. Jeff não quero usar esse espaço para fazer propaganda não viu? Tenha certeza que é apenas minha visão e como eu trabalho para minimizar a falta de material top no Brasil. Depois de mais de 9 anos usando a BSD feita no Brasil eu aprendi algumas coisas. Tive excelentes pranchas feitas aqui. diga-se de passagem. mas limitadas as minhas condições de onda e temperatua da agua. Em algumas visitas a fabrica eu percebi um potencial gigante para fazer pranchas boas, por exemplo, um fundo mais flexivel e um deck mais macio que pouco tempo não era explorado principalmente porque os grandes pedidos são realmente de prancha amadoras, como o Vinicius citou. Para proporcionar o maximo de performance eu sempre peço informações sobre o usuario, que pico ele surfa, que nivel ele tem, para poder proporcinar o melhor em desempenho e qualidade. Acredito que todos concordam que uma prancha usada no Ceará tem que ser bem diferente de uma usada no Rio de Janeiro. Com as pranchas nacionais isso é uma pratica pouco usada e aredito que seja um dos poucos empresários que se preocupam com isso, e digo mais se tivesse recursos financeiros faria a coisa certa, investir em tecnologia para produção de materiais de qualidade aqui mesmo no Brasil porque é totalmente possivel. Outrp ponto que não posso deixar de citar é o fato do retorno do investimento de certas empresas para o esporte! Me digam meus amigos, como eu,um micro empresario do BB, com uma marca nova e terceirizada, consigo apoiar 3 atletas e fazer eventos aqui na Bahia e lojas como vortec e b2br com um faturamento mensal muito significativo não conseguem desenvolver ações solidas para o crescimento do esporte? Eu comentei essas duas porque são as que deveriam dar exemplo, não espero nada dos grupos de surf wear mas o minimo que esperava que quem mais ganha diretamente do esporte investisse mais. Patrocinar o Eder e dar ums produtos aqui e ali é muito pouco! Desejo vida longa ao bodyboarding amigos! E descupem o desabafo!

    ResponderExcluir
  6. Opa, me desculpa, acho que me expressei meio mal. Quanto a ter as pranchinhas lá de fora, eu me referia à fabricá-las aqui mesmo, mas pra fabricá-las aqui a gente precisa da matéria prima de alta qualidade que só se encontra lá fora e diga-se de passagem custa muito caro. Nós que precismos comprar prancha lá fora temos ideia do quanto é caro importar alguma coisa aqui pro Brasil, então imagina o que um investidor qualquer vai pensar...
    É mais fácil produzir boards de baixo custo/qualidade em larga escala pra um público leigo do que fabricar as boards de alta qualidade e custo pra um público mais fechado.
    Além de achar que as grandes empresas não estão interessadas em fabricar produtos a nível mundial por simplismente não haver público pra isso, se existisse uma quantidade realmente expressiva de praticantes que precisassem de material de alta qualidade eles já tinham arrumado um jeito de controlar o que a gente usa, seja monopolizando a importação das maiores marcas (exemplo da b2br) ou de algum jeito que eles sempre arrumam...
    Infelizmente nós estamos sujeitos à esse tipo de coisa e até não existir uma marca de grande expressão que realmente ajude o esporte, vai continuar do mesmo jeito. Resta a nós, atletas, investirmos nas marcas que estão realmente promovendo o esporte do jeito como ele realmente é, seja a nível local como a UCLA, ou até a nível mundial como a Prone e a Dêxa já estão fazendo, elas serão as grandes marcas de amanhã.

    ResponderExcluir
  7. infelizmente, é duro, mas prancha brasileira não dá...to com uma NMD do Winny, pô é até sacanagem comparar...eu sou alto, porra cair com uma MS 44 em Fiji grande??? dá muito segurança...não arriscaria com uma nacional. quem tem dinheiro compra lá fora. e olha que importar ma física via europa sai na faixa de R$ 700...caro, mas não um absurdo.

    pergunta: com essa nossa tributação ineficiente e maluca, poderíamos ter pranchas de altíssimo nível a R$ 700? tenho vários parceiros de pranchinha que têm o mesmo problema: preferem ir nas gringas pq a diferença com os impostos locais não é tão grande...

    esse é um problema brasileira, sistema tributário ineficiente.

    agora concordo com o Jeff, falta investimento...tem marcas que poderiam ajudar mais mesmo.

    abs,
    flavio

    ResponderExcluir