1 de mai. de 2012

Urdan atrás das lentes: Shorebreak, escola para produção de imagens



Para quem acompanha o blog sabe que recentemente comecei a me interessar por registrar os momentos dos amigos. Não é nada profissional, apenas um “hobby”. Eu não sei até onde isso vai dar, mas posso garantir que estou curtindo muito fotografar ondas, visuais e manobras...
Escrevendo assim alguns podem até pensar que estou querendo me aposentar dentro d’água, como geralmente vem acontecendo com alguns bodyboarders mundialmente que, penduram os "pés de pato", e trocam por câmeras e suas potentes lentes... Calma, isso está fora de cogitação. Sem chances pelos menos nos próximos dez anos, pois é infinitamente maior o foco na frente das lentes e não atrás, além disso, me sinto fisicamente muito bem, praticamente um “novinho” com quinze anos rs, rs. Não é de hoje que eu registro a minha galera, desde minha adolescência estou acostumado a revezar com os brothers e assim, fazer as nossas filmagens... Sabe o velho ditado: “Quem não tem cão caça com gato”, então... Bem por aí!! O fato é que estes revezamentos sempre foram com câmeras filmadoras sem ser a prova d’água, ou seja, na areia.


Comecei atualmente a fazer os “cliques” no “line up”, precisamente em Novembro (2011) foi quando deu o “start”. Modéstia parte filmo muito bem para um videomaker amador... Não tenho problemas em: tremer, perder ondas, e essas mazelas decorrentes de revezar com a galera as filmagens, como é o caso de alguns amigos que parecem sofrer de Parkinson de tanto tremer (mesmo com tripé), rs, rs!! O meu único problema é às vezes esquecer o “rec” ligado e acabo filmando: Tatuí, areia, gaivota, siri, gavião, sol, nuvens, e etc...

Mas faz parte, já estou acostumado. Estas “seqüelas” minhas e da galera, já vem de longas datas e de diferentes gerações de amigos, vem desde meu início no esporte. O único lado ruim é que eu fico sempre com as piores ondas gravadas. Voltando as imagens, estas últimas foram todas novidades, afinal foram feitas com câmeras a prova d’água, ou seja, no line up e não na areia.


Neste último sábado (28), fui com o amigo bodyboarder freesurfer Rodrigo “Divo” (que também curte fazer imagens e fez algumas minhas, valeu bro, noixxx) treinar as nossas habilidades fotográficas no shore, meu fundo de pedra predileto no Rio de Janeiro.

Chegando ao pico encontrei a ondulação de sul/sudoeste (prefiro de sudeste e leste, minhas favoritas no pico) e espelho de tão liso. Estavam também alguns bodyboarders, dentre eles, um dos melhores nessa onda em minha opinião, o local do posto 5 Fabio Cunha. Fabão como é mais conhecido, como sempre fez altos momentos... O cara arrebenta no shore. O local de Ipanema Ian e o Divó, também pegaram as suas ondas. Só na minha vez que o mar piorou e acabei ficando somente com uma imagem, mas estou tranqüilo, quando registro boas ondas dos amigos, me sinto tão bem como se fosse comigo, já vale à pena!!

Vamos logo para as imagens, aguardem próximas postagens, pois ontem (domingo 29) rolou um São Conrado excelente (terral forte) e desta vez eu fui de “one hand only”. Como assim?
Tinha esquecido o suporte da câmera na prancha e tive que improvisar uma “gambiarra”... Entrei na água com a GoPro amarrada (em uma das mãos), e tentei fazer o possível para pegar boas ondas da galera e minha também (filmei uns tubos meus que fiz com uma mão só na board). Mas Isso durou pouco tempo, como já citado no começo da postagem, minha prioridade é 100% na frente das lentes, com ondas clássicas então é que eu não fico mesmo de “videomaker” e “fotógrafo” por muito tempo, não tinha condições de entubar somente com uma das mãos na board e outra filmando naquele mar, estava realmente muito bom e queria fazer altas manobras...

Fiquem com as imagens que fiz no shore, espero que curtam.
ps: (algumas fotos foram feitas pelo Rodrigo Divó, mas a maioria eu que fiz)


Boas Ondas e Boa Sorte

4 comentários:

  1. Valew Jeff, parceria total!!
    Shore Glassy + Registro + Amigos=Não tem preço!!
    Aliás Fim de Semana Iluminado!!Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADO PELAS PALAVRAS JEFF, DEPOIS ME MANDA AS FOTOS SEM EDIÇÃO P/ DAR UMA BRINCADA NO PHOTOSHOP RSRS MEU E-MAIL : FABIOCUNHA22@HOTMAIL.COM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito os fotos Jeff! Um irmao pequeno de Shark Island! Tenho muitas saudades do Rio agora! Boas ondas! Will Frogley

    ResponderExcluir
  4. valeeu urdan,shore tava irado mesmo ,e ainda registrado assim pra coroar a caida !abracao

    ResponderExcluir