15 de abr. de 2012

10 boas dicas para uma alimentação saudável



Eu não sou muito de escrever sobre dicas de saúde. Acredito que cada atleta tenha uma forma diferente de pensar, e de procurar se cuidar (físico e psicológico). Eu também tenho receio de parecer que estou sendo clichê, ou dono da verdade, acho até chato isso (tipo aquelas pessoas inconvenientes que onde chegam falam de comida light, ou então se enaltecem dizendo: "eu não como isso, eu não como aquilo", putz, não tenho paciência. Ou pior, aquelas mal educadas que quando você come uma pizza, ou um joelho delicioso, te criticam dizendo: "você é maluco, que isso, essa parada tem muita gordura", mas no fundo estão morrendo de vontade de pedir um pedaço da sua guloseima). Ou seja, é difícil postar matérias sobre alimentação, ainda mais hoje em dia que achamos infinitos sites abordando temas sobre exercícios e nutrição.




Mas penso que seguir alguma receita simples, sem muito “lero lero”, como sempre fiz devido minha família ensinar os princípios básicos de uma boa alimentação para a “galerinha” lá de casa (nada de criação de leite com pêra, todinho e biscoito recheado com alto teor de gordura saturada), e que não exija: Altos gastos com nutricionista, comidas caras - diets, lights e etc-, personal de celebridades (alguns destes sabem menos do que personal desconhecido recém formado), academias que mais parecem clubes do que um centro de treinamento esportivo, e etc... Penso que simplicidade e bons profissionais, assim como boas dicas (sem fanfarronice), disciplina, informação realmente séria e verdadeira, unidos com uma enorme vontade de realmente ser um vencedor, vale muito mais do que “produtos da moda”.

E por isso que deixo aqui no blog, 10 dicas simples para viver melhor, vamos lá:

(rango de hoje)
  • 1 – Coma de três em três horas: isso evita que você exagere na quantidade de comida durante as refeições e mantém o organismo ativo.
  • 2 – Tome um café da manhã reforçado: essa refeição é a mais importante, pois dá força para o dia todo. O café da manhã faz com que o nosso metabolismo volte a funcionar corretamente.
  • 3 – Coma de 3 a 5 frutas por dia: Aproveite para consumi-las como lanches rápidos e sobremesas. Consumir frutas todos os dias diminui as taxas de colesterol, os riscos de problemas vasculares e prolonga a vida.
  • 4 – Diminua o consumo de sal e açúcar: o açúcar em excesso drena e consome gradativamente as vitaminas do complexo B e os minerais como o cálcio, fundamental para a formação dos ossos O sal é responsável pela hipertensão e pela retenção de líquido. (eu particularmente NÃO COMO SAL).
  • 5 – Opte pelas carnes brancas e magras: são ricas em proteínas e contêm menos gorduras que as carnes vermelhas. (Sou viciado em peito de frango grelhado, mas não dispenso um bom rodízio de carne vermelha. Sou totalmente contra parar de comer carne, vejo que amigos que pararam têm menos disposição do que eu. A pele da maioria de pessoas que não comem carne são amareladas - feias -, com mais rugas no rosto, e com músculos mais flácidos do que as que comem carne. Sou carnívoro convicto e tenho uma saúde muito boa).
  • 6 – Coma devagar: a pressa na hora de ingerir alimentos também atrapalha, pois o organismo demora cerca de 20 minutos para começar a sentir saciedade e isso aumenta a vontade de comer.
  • 7 – Beba no mínimo dois litros de água por dia: quando não bebemos água o suficiente, ficamos somente com as substâncias tóxicas e prejudiciais retidas no nosso organismo.
  • 8 – Evite álcool: o consumo exagerado atinge todos os órgãos, em especial o fígado, que é responsável pela destruição das substâncias tóxicas ingeridas ou produzidas pelo corpo durante a digestão.
  • 9 – Consuma de 25 a 30 gramas de fibras por dia: elas desempenham uma série de funções importantes, como auxiliar a assimilação de outros nutrientes, reduzir o mau colesterol e prevenir doenças.
  • 10 – Dê preferência a alimentos naturais: o hábito de comer mais frutas e vegetais e de fazer exercícios físicos pode aumentar a expectativa de vida de uma pessoa em até 12 anos.


Não é preciso lembrar que uma boa alimentação com a prática diária de exercícios, são fundamentais para uma melhor disposição, e uma "carcaça" moldada em músculos mais divididos. Aumentando as chances de continuar vivendo melhor e com mais vigor físico. Na foto acima fui pego de surpresa correndo para mais uma session na Localidade.

Bom é isso galera, Boas Ondas e Boa Sorte

Nenhum comentário:

Postar um comentário