9 de jul. de 2012

O prazer do execício ao ar livre!


Quando posto algum texto, ou matéria relacionada a pratica de exercícios físicos, não quer dizer necessariamente que estou querendo influenciar pessoas que me acompanham através deste blog, assim como qualquer outra postagem, ou assunto diferente do que cito neste momento. Eu simplesmente estou relatando o meu lifestyle, como vivo a minha vida...


Exatamente como diz o slogan do blog: “That’s the way i live”!

Quando resolvi criar este veiculo foi para poder ter um espaço onde eu pudesse expor a minha opinião pessoal (sobre diversos assuntos no Bodyboarding, e fora dele), diferente de quando escrevia no Urdanlife sobre o esporte bodyboarding em geral, e não só sobre a minha pessoa (antigo site onde dirigia sozinho, motivo pelo qual desisti. Era muito trabalho, este é um tipo de coisa que precisa de uma equipe. Uma pessoa somente não tem condições), ou de como escrevo no Nedv, veículo onde trabalho, e tenho que ter ética e saber diferenciar o “redator” Jefferson, do bodyboarder Jeff Urdan. Eu realmente não concordo que seja bacana misturar as coisas, como as pessoas que atualmente “comandam” o esporte, infelizmente costumam fazer com grande freqüência!

É obvio que é muito gratificante saber que sou “de certa forma”, um rider formador de opinião! Mas este não é o meu foco, nunca foi, na verdade tudo age naturalmente como conseqüência das minhas realizações na água, e fora dela, e isso também não me dá o direito de achar que posso ter o poder de influenciar diretamente, ou indiretamente as pessoas que acessam o blog (através das minhas matérias e opiniões). Isso é uma questão de escolha de quem visita o “jeffurdan.blogspot.com”... Eu só curto postar o que acredito que seja legal para a nossa evolução, minha, sua, e do esporte em geral, assim como temas relacionados ao meu gosto pessoal tais como: música, cinema, fotos, “minhas opiniões em determinados assuntos”, vídeos, visual, comportamento, curiosidades, e etc... Enfim, coisas que o Urdan gosta, e realiza!

Aproveito o momento e faço questão de frisar que não sou nenhum: profissional da nutrição, da educação física, e nem muito menos da comunicação (este último por enquanto): Eu sou apenas um bodyboarder que pratica o esporte desde o Natal de 1989, quando ganhei a minha primeira prancha de bodyboard, e que desde essa data vive intensamente a vida nas ondas! Em muitos momentos regrados como atleta, em outros apenas como um bodyboarder normal assim como outro qualquer...! É claro que já fui mais regrado com: horários, nutrição, treinos, sono, e etc, melhor, mais radical em o que é ser atleta, em o que é ter disciplina...

Sempre acreditei que impor a disciplina a si mesmo é uma das grandes vitórias do homem, contra si mesmo... A disciplina é a mãe do êxito! Não que hoje não seja assim, muito pelo contrário, continuo firme e forte vivendo desta maneira, mas não estou competindo na integra o mundial por falta de patrocínio, e os eventos no Brasil (e Rio de Janeiro) preferi optar por não fazer parte do “circo” porque não concordo com os inúmeros erros decorrentes de quem organiza estas competições. Caso estivesse com uma empresa que me mandasse para representar o Brasil lá fora, eu tenho certeza que voltaria a fazer tudo que já fiz pelo país e que aprendi em relação à vida disciplinada. E modéstia a parte, faria muito bem como já foi feito anteriormente (sempre fui top do “world tour” em todos os anos em que competi).

Mas, como não estou com nenhuma marca forte me apoiando no momento, não tem porque me desgastar, em me cobrar tanto, hoje estou mais relaxado, e por incrível que pareça, curtindo muito! Eu escolho o que faço: o meu horário, dia, e se devo ou não treinar forte. O freesurf é algo indescritível, estou ficando cada vez mais apaixonado em surfar desta forma, não tem: juiz “me garfando” e querendo ser o “manda chuva” do esporte, organizadores e seus egos altamente inflamados, premiação ridícula, falsos amigos, enfim, o freesurf é a essência do esporte! E eu quero realizar daqui para frente, o meu trabalho nestas sessões livres na água da mesma forma que fiz nas competições, sendo um dos melhores.

Antes eu vivia diariamente regrado em: academia diária (a maioria das vezes eu ia por obrigação), hoje eu vou se estiver afim. Na alimentação eu chegava ser doido (quando a gente amadurece na vida e aprende a comer balanceado, tudo melhora, não precisa ter paranóia de não comer isso, ou aquilo). O sono, este ainda me dedico muito, pois sem ele não sou ninguém, não funciono se não dormir bem. Mas na minha época de circuito mundial, eu não tinha vida com diversão noturna nenhuma, e não me arrependo de nada nessa regra. Deixei para aproveitar mais velho afinal eu sou humano e quem não curte sair para uma boa noitada vez em quando com os amigos? Mesmo sabendo que não combina em nada com a vida de atleta, acredito que escolhendo uma boa festa raramente, e que não seja antes de dias que terão ondas, acho saudável, faz com que relaxemos e assim consigamos focar melhor nos objetivos...

Mas hoje o foco mudou, as coisas no esporte mudaram, e eu afirmo que não acho que um atleta bom tenha que ser obrigado a treinar em condições despropícias para o esporte, como eu e a galera da minha geração fazíamos. Atualmente quem surfa em ondas ruins e não sabe surfar ondas boas, não aparece muito, diferente de quem sabe surfar em ondas boas. O rider que sabe surfar em condições boas e peca um pouco em condições piores, não tem muita influência negativa na mídia, mas já se for ao contrário às coisas mudam! Essa é a minha opinião, e de muitos atletas tops mundiais, assim como os internautas e toda a maioria dos simpatizantes do bbding atual. Eu realmente acho que quanto mais treinados tivermos em ondas boas, picos que proporcionem bons vôos, controlar boas linhas de tubos, velocidade, estilo, e na performance baseada em o que é o esporte de verdade... São fatores que diferenciam um bom rider.

Assim como acho extremamente importante o treino físico e mental. Quando cito que eu era radical na disciplina dos treinos, não que eu não gostasse, gosto do ânimo da energia de me cobrar nos treinos, sei que é cansativo, mas foram estes treinos super regrados (fora d’água), que me ajudaram ser quem sou pegando onda. Quando eu era top do circuito mundial não tinha essa, eu tinha que treinar independente de ter ondas boas ou não.

Em muitas das vezes se tornava cansativo, chato e obrigatório, fazendo da maioria dos meus treinos um martírio, afinal quem gosta de ir pegar ondas em condições nada bacanas: Eu curto pegar tubos, vento terral, água cristalina e com muitas rampas... Mas infelizmente não moro em: Bali, Hawaii, Tahiti, Fiji, Noronha, Ilhas Cook, Austrália e etc, a nossa realidade é outra! Já pararam para pensar quantos dias bons pegamos de ondas boas aqui no Brasil em um mês? Duvido que passe de 7, mas dias bons mesmo: Tubos, ondas acima de 6 pés, terral, rampas, e etc... Bota isso na balança e veja se não tenho razão.

Por tanto treinar fora d’água já está no meu sangue, assim tão quanto o bodyboarding, a prática de exercícios físicos é algo natural, eu não consigo passar muito tempo sem levantar peso, sem me alongar, sem cuidar do cardio e alimentação, e nem ficar 5 dias sem surfar, digo que meu corpo entra em curto circuito!... E com este lifestyle que vou escrever, (ufa, até que enfim chegamos ao tema principal desta postagem, hehe) sobre como é bom e prazeroso a prática de exercícios físicos ao AR LIVRE!

Este inverno carioca de 2012 está sendo incrível! O sol não para de brilhar forte, com céu azul sem nenhuma nuvem, com temperatura muito boa porque não é aquele sol de 40° graus, de sensação de 50° do Verão, e sim um sol gostoso, que deixa uma luz e energia no dia muito boa! E o melhor: Não te deixa pingando de suor rsrs!!

E foi num dia destes, precisamente no Domingo passado (01/07) que, troquei a academia fechada, pela prática de exercícios ao ar livre. Nunca tive o costume de levantar peso nestas academias de praças, praias, na verdade nunca aprendi, não sabia como fazer ao certo quando iniciei na prática de exercícios de musculação e alongamento, não tinha professor... Eu achava que poderia me prejudicar pegando onda caso eu fizesse errado, e poderia realmente. O esporte sempre me proporcionou ter passe livre em algumas academias no Rio de Janeiro, aprendi muita coisa, são mais de 10 anos malhando! Então é complicado trocar a tecnologia dos aparelhos, e profissionais lhe ajudando diariamente, por pesos soltos feitos artesanalmente de cimentos, latas, ferros... É um material totalmente diferente de academias ultramodernas, sem nenhuma pessoa te guiando profissionalmente. Não tem como trocar!

Mas depois que aprendi malhar, exercitar-me em academias fechadas, ir trabalhar a “carcaça” ao ar live de vez em quando, é muito bom, pois muda a rotina e faz com que, a gente que já sabe manusear os pesos e repetições, possa usar tudo que aprendemos! Eu acho muito bacana montar a minha própria série de exercício baseado na experiência que conquistei nas ultimas décadas. Mesmo não sendo um profissional de educação física, repito tudo que aprendi com eles de forma exemplar, e não é conversa fiada. Isso é o que muitos de meus amigos (as) especializados nesta área me afirmam, elogiando como filtrei bem o que eles me passaram!

Voltando ao tema, eu experimentei fazer diferente neste dia! Fui aproveitar o sol sensacional do Domingo me exercitando alternando: Musculação, Poweryoga, e Alongamento especifico em manobras do bodyboarding!

Todos nós praticantes de esportes radicais, sabemos que a prática de exercícios físicos aumenta e muito o nosso bem-estar. Os exercícios liberam hormônios que nos dão a sensação de prazer, além de regular funções do organismo para que tudo funcione da melhor maneira.

O ser humano não foi criado para ficar o dia todo parado, e nem muito menos em frente a uma televisão ou ao computador. Então, se você guardar algumas horas do dia para se dedicar ao seu corpo, nem que seja para ir a uma academia de ginástica fazer uma aula, ou andar no calçadão por uma hora diariamente, já estará dando um grande passo para obter um maior bem-estar. Imagina ter uma série de exercícios de conseqüência em diferentes áreas, no meu caso: Musculação, yoga, e alongamento... É sensacional!

Acho muito bom organizar as ondas cerebrais com freqüência. Eu sou uma pessoa muito ativa, preciso me policiar para não ficar ansioso demais, e nem muito nervoso, por isso estou sempre buscando cuidar da mente. E em minha opinião, só existe uma maneira de fazer isso de forma completa: É praticando exercícios ao ar livre! Por isso pegar onda pra mim não é só um esporte, eu realmente preciso disso para poder alimentar a minha alma, está no meu sangue!

Quando não têm “swell”, sei que não consigo ficar parado, aproveito e vou me dedicar à musculação e alongamento, como fiz no Domingo passado, e melhor, em pleno ar livre.
Agindo dessa forma, você estará aliando o prazer da prática de exercícios ao bem-estar proporcionado pelo contato direto com a natureza. Para o nosso corpo, é como se ele estivesse voltando ao seu habitat natural. Nós perdemos o instinto de como viver em florestas, praias e montanhas. Afinal, passamos boa parte das nossas vidas, morando em construções artificiais, com infra-estruturas ultramodernas das grandes cidades, onde até o clima é controlado.

Por isso temos tanto prazer quando fazemos uma viagem e vamos à praia ou ao campo. Se você tiver a oportunidade de praticar exercícios físicos ao ar livre, mesmo que seja em um parque na cidade, perceberá a diferença de ânimo que isso traz. Se for mais ousado, pode começar a experimentar exercícios diferentes e mais arriscados, como corridas de aventura, trilhas, mergulho, vôo livre, asa delta e até saltar de pára-quedas, quem sabe? Experimente. Garanto que você vai se sentir muito bem.

Eu sou eternamente grato por Deus me conceder diariamente a força e saúde, por me guiar, e me levar para as ondas... Fazendo disso, meu alimento vital! Pegar ondas, malhar, se alongar, comer bem, dormir bem, cuidar da mente, é o segredo por uma vida feliz! Muito obrigado papai do céu... Sou muito agradecido por tudo que o bodyboarding e o senhor me proporcionam todos os dias! É muito mais do que uma melhor qualidade de vida, é a energia da minha alma, do meu corpo, da minha mente! A total gratificação pelo dom de pegar ondas, e a genética que Deus me deu!

Bom é isso, até a próxima postagem... E se levanta dessa cadeira e vai treinar seja no surf, na academia, na corrida, sei lá, faça algo para o corpo e a mente! Eles só agradecem. Abaixo alguns frames do treinamento alternando: Musculação, PowerYoga e alongamento!




Nenhum comentário:

Postar um comentário